23.8 C
Caçador
sábado, janeiro 16, 2021

Uniarp tem investimentos em estrutura física e qualificação docente

- Publicidade -
- Publicidade -

2020 foi um ano de desafios para a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina acadêmica. As aulas remotas desde o Colégio de Aplicação até os cursos de graduação, pós-graduação e nos mestrados mobilizou todos os professores e funcionários técnico-administrativos para uma nova realidade, por meio da internet.

Mesmo diante deste cenário desafiador, a Universidade prosseguiu com projetos de obras e melhorias na sua estrutura física. Além da compra de equipamentos para os diversos cursos e setores. Também houve grande atenção com a qualificação docente para melhores resultados para todos os acadêmicos.

Entre as melhorias realizadas, destaque para o Teatro da UNIARP que foi completamente reformado. As obras incluem pintura interna e externa, reforma na parte elétrica, troca de todo o piso e da cobertura externa, plataforma elevatória para pessoas com deficiências, troca do assoalho do palco, reestilização externa da fachada, sistema de som completo para eventos de qualquer porte, novo sistema de climatização e de iluminação, reforma dos banheiros e troca de todas as poltronas.

Foram realizadas ainda reformas nos banheiros do bloco A, reformas no térreo do bloco B com troca do piso, pinturas e iluminações, construção de nova sala de Orientações Metodológicas, Sala de Professores de Tempo Integral e reforma e ampliação na Farmácia Escola, setor de Apoio, repaginação da Sala dos Professores e Escritório Modelo, além da construção de floreira com bancos e lixeiras de madeira.

Foi realizada a troca de piso do 1º andar do bloco A, e o mesmo acontecerá nos demais andares em 2021. Foi feita a reforma do bloco C para comportar salas e laboratórios para o curso de Medicina, ampliação de mais dois pavimentos no bloco C e construção da guarita na entrada da área de convivência. Para 2021 serão instalados dois elevadores entre os blocos A e C (espaço da antiga sala dos professores), para atender normas de acessibilidade.

Para Neoberto Balestrin, presidente da Fundação UNIARP, a entrega de um ensino de qualidade depende também de um ambiente que promove a colaboração entre professor e estudante, com experiências práticas que agregam conhecimentos.

“Nossa experiência de ensino depende de fazer melhor uso do espaço disponível, enquanto trabalhamos para entregar uma infraestrutura de referência. Precisamos investir para oferecer melhorias para toda a comunidade acadêmica, bem como foco em espaços para aprendizagem social e interação colaborativa”, comenta.

Moderna estrutura para aulas práticas

A UNIARP investe constantemente na sua estrutura para compartilhar o conhecimento. Com o uso das metodologias ativas, a aulas na Universidade estão cada vez mais dinâmicas e interativas. Os métodos pedagógicos e as técnicas de sala de aula são projetados para disseminar o conhecimento da maneira mais eficaz.

“A UNIARP está em uma trajetória ascendente há vários anos, e tudo isso se deve ao trabalho árduo de uma equipe coesa e determinada. Continuamos a impulsionar a inovação em nossas abordagens de ensino e aprendizagem e excelência absoluta em nossas ações de pesquisa, ensino e extensão. E os resultados são visíveis. Estamos impactando positivamente comunidades em toda a região”, afirma o professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, reitor da UNIARP.

As aulas práticas de todos os cursos contam com modernos e atualizados equipamentos, sob a tutoria de professores e especialistas com experiência do mercado de trabalho.

Os laboratórios são equipados com o conjunto completo de equipamentos e ferramentas de última geração que atendem às necessidades dos estudantes. Com a ajuda de uma equipe experiente, os acadêmicos são treinados em laboratórios para aprimorar suas habilidades práticas.

Os cursos de Engenharia por exemplo, contam com os laboratórios de: solos e concreto, instalação hidrossanitária, instalação elétrica, topografia, desenho, construção civil, mecânica, elétrica, Escritório Modelo, entre outros. Todos equipados e preparados para análises práticas. Os acadêmicos da UNIARP aproveitam a vivência profissional desde as primeiras fases dos cursos, por meio de visitas técnicas, palestras com profissionais e atividades práticas.

Pesquisas que ajudam a transformar a região

A pesquisa na UNIARP é incentivada desde as primeiras fases. Todos os acadêmicos são envolvidos em atividades de pesquisas e ajudam a resolver desafios das indústrias, criar tecnologias e melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades de toda a região. Prova disso são os eventos como o SEDEPEX, que a cada ano aumenta o número de trabalhos apresentados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Hemosc reforça a necessidade de doação de sangue na temporada de verão

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a necessidade de doadores para manutenção dos estoques. Com a pandemia da Covid-19,...
- Publicidade -

Distribuição das vacinas será por caminhões e aviões em SC

Santa Catarina está se preparando para receber as vacinas contra o coronavírus na próxima semana. Além dos municípios, que montam seus planos de vacinação...

Requisição da Coronavac pelo Ministério da Saúde suspende acordo da Fecam com Butantan

O Instituto Butantan deve formalizar na segunda-feira (17) a suspensão dos acordos de venda da Coronavac a prefeituras e associações de municípios, diante da...

Máscara inteligente tem microfone para melhorar fala do usuário.

Uma máscara que tem microfone e amplificador embutidos para que a fala do usuário seja melhor compreendida por quem escuta. A fabricante Razer apresentou esta semana um...

Notícias relacionadas

Caçadorense que mora em Londres recebe vacina contra Covid

A caçadorense Gabriela Nerone, que mora em Londres recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid. Ela é médica e atua na rede...

Colisão entre carros deixa homem preso às ferragens na Honorino Moro

Uma colisão envolvendo dois veículos, no final da manhã desta quinta-feira, 7, resultou em uma vítima presa às ferragens. O acidente ocorreu na rodovia...

Motorista fugindo da PM colide de frente com ônibus, em Caçador

Um acidente envolvendo um Fiat Palio e um ônibus da Auto Coletivo Caçador movimentou equipes dos bombeiros e Polícia Militar, na madrugada desta terça-feira,...

Caçador confirma 53 novos casos da Covid-19

Foram confirmados 53 novos casos da Covid-19, em Caçador, nesta terça-feira, 29. Agora são 2.664 casos confirmados. São 279 casos ativos no município. Ainda,...
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui